Palestras

Prêmio Nobel e pesquisadores da Sociedade Max Planck debatem com jovens e cientistas brasileiros durante Túnel da Ciência


Em paralelo à exposição Túnel da Ciência Max Planck, que chega a São Paulo no fim de janeiro como parte da Temporada da Alemanha no Brasil, haverá uma ampla programação científica complementar entre os dias 28 de janeiro e 17 de fevereiro, organizada pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) e a Sociedade Max Planck, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e com o apoio de outras organizações.

Ponto alto será a palestra do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1991, Dr. Erwin Neher, para estudantes de ensino médio e graduandos, no dia 29/1, às 15 horas, no Teatro Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, 7º Andar - Bela Vista), situado no mesmo centro de convenções em que a exposição estará montada. O biofísico falará sobre a “Criação de conhecimento: pesquisa para as gerações futuras”, contando como se tornou pesquisador, o que o motivou a ser cientista e o que fez para ganhar um Nobel. A iniciativa visa estimular os jovens para uma carreira na área de ciências, pesquisa e inovação.

As demais palestras e mesas-redondas acontecerão no Hotel Pergamon, a apenas cinco minutos do Centro de Convenções Frei Caneca. A primeira atividade acontecerá já no dia 28/1, às 10 horas. A mesa-redonda sobre divulgação científica é organizada pelo MCTI e terá a participação do Dr. Peter Steiner, coordenador do Túnel da Ciência, e de três especialistas brasileiros: Dr. Douglas Falcão, diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do MCTI, Prof. Dr. Ildeu Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Profa. Dra. Glória Queiroz, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

No dia 30/1, o Prêmio Nobel Dr. Neher volta a ser o destaque, desta vez com uma palestra sobre suas pesquisas sobre o cérebro. O neurocientista Prof. Dr. Esper Cavalheiro, pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador do Instituto Nacional de Neurociência Translacional (INNT), irá moderar o debate do Nobel com pós-graduandos e cientistas da área.

No dia 13/2, haverá uma agenda dupla. Às 13h30, o DAAD realiza uma sessão sobre “Estudar e Pesquisar na Alemanha – Programas de Bolsas e Fomento“. As agências de fomento DAAD, DFG, Fundação Humboldt e CNPq e as sociedades alemãs de pesquisa Max Planck e Fraunhofer falarão sobre as oportunidades de estada no país europeu para estudantes, pesquisadores e gestores de ensino superior e pesquisa.

Às 16 horas, será a vez do físico Prof. Dr. Jan-Michael Rost, da Sociedade Max Planck, a falar, para público especializado, sobre sistemas complexos. A moderação ficará a cargo do Prof. Dr. Elbert Einstein Macau, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e o Prof. Dr. Marcus Aguiar, da Universidade de Campinas (Unicamp), participará como debatedor.

Fechando a programação, “Justiça de transição“ será o tema da mesa-redonda no dia 17/2, às 16 horas. Para falar e discutir assunto tão atual no Brasil, a Max Planck enviará o Prof. Dr. Jan-Michael Simon. Como debatedores, participarão o Prof. Dr.

André de Carvalho Ramos, da Universidade de São Paulo (USP) e procurador regional da República, e a Profa. Dra. Ana Lúcia Sabadell, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Confira a programação completa:


28 de janeiro de 2014, 10 h Mesa-redonda “Divulgação científica no Brasil e na Alemanha”

Participantes: Dr. Douglas Falcão - Departamento de Popularização e Difusão da Ciência/MCTI
Dr. Peter Steiner - Sociedade Max Planck
Dr. Ildeu Moreira - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Dr. Glória Queiroz - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/ CEFET)
Local: Pergamon Hotel, Rua Frei Caneca, 80, Consolação

29 de janeiro de 2014, 15 h
Palestra “Creating Knowledge: Research for Upcoming Generations” Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1991, Prof. Dr. Erwin Neher, do MPI for Biophysical Chemistry, Göttingen
Local: Teatro Shopping Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, 7º pavimento, Consolação

30 de janeiro de 2014, 11 h Palestra “Brain Signals: Communication and Information Processing in the Central Nervous System” Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1991, Prof. Dr. Erwin Neher, do MPI for Biophysical Chemistry, Göttingen Moderador:
Prof. Esper Abrão Carvalheiro - UNIFESP/ Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Neurociência Translacional (INNT)
Local: Pergamon Hotel, Rua Frei Caneca, 80, Consolação

13 de fevereiro de 2014, 13:30 h Palestras “Estudar e Pesquisar na Alemanha – Programas de Bolsas e Fomento”

Palestras do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG), Fundação Alexander von Humboldt, Sociedade Fraunhofer e universidades alemãs (TUM, FU Berlin, UAS7 e UAMR). Palestra do CNPq sobre Ciências sem Fronteiras e da Sociedade Max Planck.
Local: Pergamon Hotel, Rua Frei Caneca, 80, Consolação

13 de fevereiro de 2014, 16 h Mesa-redonda “Complex Systems - From the Foundations to Sustainability” Prof. Dr. Jan-Michael Rost, do MPI for the Physics of Complex Systems, Dresden Moderador: Prof. Dr. Elbert Macau - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Participante:
Prof. Dr. Marcus Aguiar - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Local: Pergamon Hotel, Rua Frei Caneca, 80, Consolação

17 de fevereiro de 2014, 16 h Mesa-redonda “Transitional Justice” Prof. Dr. Jan-Michael Simon, do MPI for Foreign and International Criminal Law, Freiburg

Moderador: Prof Dr. Oscar Vilhena Viana - Fundação Getúlio Vargas São Paulo (FGV-SP) (a confirmar)

Participantes:
Prof. Dr. André de Carvalho Ramos - Universidade de São Paulo (USP)
Profa. Dra. Ana Lúcia Sabadell - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (a confirmar)
Local: Pergamon Hotel, Rua Frei Caneca, 80, Consolação

Todos os eventos terão tradução simultânea. Programa sujeito a alterações. Verifique o programa atual, endereços dos eventos e outras informações em www.dwih.com.br.

Mostra global pela primeira vez no Brasil


Para celebrar a Temporada da Alemanha no Brasil, a cidade de São Paulo recebe a mostra global “Túnel da Ciência Max Planck”. Inédita no Brasil, a exposição terá entrada franca e estará aberta ao público entre 30 de janeiro e 21 de fevereiro de 2014, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo (Rua Frei Caneca, 569). O Túnel da Ciência abordará os grandes temas da pesquisa básica desde o seu ponto de partida, mostrando as possibilidades e oportunidades científicas e tecnológicas para as inovações mais transformadoras do futuro.

A exposição apresenta os temas em formato interativo e multimídia. São imagens, gráficos, exposições, vídeos de entrevistas e animações. Um guia digital da mostra conduz o visitante ao mundo das pesquisas da Sociedade Max Planck – uma das mais importantes sociedades de pesquisa do mundo, com mais de 5.300 cientistas, 17 prêmios Nobel e orçamento de 1,5 bilhão de euros em 2012.

Criado em 2000, o Túnel da Ciência já visitou 20 países nos cinco continentes e recebeu mais de nove milhões de pessoas em suas três versões. A versão 3.0, que será apresentada no Brasil, é a mais recente – lançada na Rússia em 2013 – e está distribuída em oito módulos de conteúdo extenso e profundo, todos no limite dos conhecimentos científicos atuais: Universo – dos quarks ao cosmo; Matéria – design do mundo microscópico; Vida – dos elementos aos sistemas; Complexidade – dos dados à compreensão; Cérebro – fábrica de maravilhas na cabeça; Saúde – pesquisa para a medicina do futuro; Energia – vida no Antropoceno; e Sociedade – o mundo em mobilidade.

Ao final da visita, os milhares de visitantes terão a oportunidade de propor suas próprias perguntas ao futuro e enviá-las por meio do Túnel da Ciência em uma viagem pelo mundo, interagindo, posteriormente, com todas as outras sedes do evento.

A exposição é realizada pela Sociedade Max Planck e apresentada pela Asas Produções, com patrocínio do Centro de Convenções Frei Caneca, Siemens, ZF América do Sul, Ministérios da Educação e Pesquisa e das Relações Exteriores da Alemanha, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e apoio premium da Volkswagen e ThyssenKrupp. A mostra também conta com o apoio institucional do BDI Brazil Board, UNIFESP, INNT – Instituto Nacional de Neurociência Translacional, Governo do Estado de São Paulo, Embaixada da Alemanha no Brasil, Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e SIEEESP.



Sobre a Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 A Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 foi aberta em maio de 2013 e prossegue até maio de 2014 sob o lema “Quando ideias se encontram”. Inúmeros eventos estão sendo realizados em todo o Brasil. O objetivo central da “Temporada da Alemanha no Brasil” é apresentar uma autêntica e moderna imagem da Alemanha aliada à economia e à cultura, bem como ao desenvolvimento da ciência, tendo a parceria com o Brasil como princípio. Sua principal mensagem é mostrar como uma parceria confiável e inovadora com o Brasil, que já funciona há décadas, pode oferecer soluções para questões do futuro nas áreas econômica, cultural e científica, sob as bases da confiança mútua e valores agregados. Essa é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Os realizadores do projeto são o BDI Brazil Board, Goethe-Institut (GI), Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) e o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). Os patrocinadores premium da Temporada são Allianz, BASF, Bayer, BMW, Bosch, Lanxess, Mercedes-Benz, Siemens, Volkswagen e ZF. Do lado brasileiro, a Temporada tem o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), do Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo (DWIH-SP), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil e do Serviço Social do Comércio (SESC).

Veja o site oficial: www.alemanha-e-brasil.org
Acompanhe a fan page:facebook.com/alemanha.e.brasil
No Twitter: @alemanha_BR2013



Informações à Imprensa:


Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 - media consulta

Regiane Tosatti (r.tosatti@media-consulta.com) Tel.: +55 (0)11 2638-7300 (11) 9 9583-0978
Gustavo Westin (g.westin@media-consulta.com) Tel.: +55 (0)11 3078-7300 (11) 98149-4883
André Degasperi (a.degasperi@media-consulta.com)