NOBEL DE MEDICINA ALEMÃO MINISTRA PALESTRA EM SÃO PAULO PARA MOTIVAR ESTUDANTES A INGRESSAREM NA ÁREA DA CIÊNCIA

Dr. Erwin Neher, que fez descobertas importantes para decifrar a comunicação celular, participa da abertura da exposição Túnel da Ciência Max Planck e fala sobre sua carreira científica para estudantes e jovens pesquisadores



A abertura da exposição global “Túnel da Ciência Max Planck”, que chega ao Brasil no fim de janeiro em comemoração à Temporada da Alemanha no Brasil, contará com a participação do cientista alemão Dr. Erwin Neher, Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1991 e pesquisador da Sociedade Max Planck. Neher e seu parceiro Bert Sakmann fizeram descobertas relevantes sobre a função dos canais iônicos nas células e lograram decifrar a comunicação celular.

No dia 29 de janeiro, às 15h, no Teatro Frei Caneca, em São Paulo (Rua Frei Caneca, 569, 7º andar - Bela Vista), o renomado cientista apresentará o tema “Criação de Conhecimento: pesquisa para as gerações futuras” para estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas, bem como de graduação e pós-graduação. Ele falará sobre a sua trajetória e o que o levou a se tornar um pesquisador de sucesso. Essa iniciativa tem o objetivo de motivar os jovens a se interessarem pela pesquisa científica. Depois, sob a moderação da professora Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Neher conversará com os jovens, respondendo a suas perguntas. A palestra tem entrada franca e será oferecida tradução simultânea.

Para celebrar a Temporada da Alemanha no Brasil, a cidade de São Paulo recebe a mostra global “Túnel da Ciência Max Planck”. Inédita no Brasil, a exposição estará aberta ao público entre 30 de janeiro e 21 de fevereiro de 2014, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. O Túnel da Ciência abordará os grandes temas da pesquisa básica desde o seu ponto de partida, mostrando as possibilidades e oportunidades científicas e tecnológicas para as inovações mais transformadoras do futuro.

A exposição é realizada pela Sociedade Max Planck e apresentada pela Asas Produções, com patrocínio do Centro de Convenções Frei Caneca, Siemens, ZF América do Sul, Ministérios da Educação e Pesquisa e das Relações Exteriores da Alemanha, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e apoio premium da Volkswagen e ThyssenKrupp. A mostra também conta com o apoio institucional do BDI Brazil Board, UNIFESP, INNT – Instituto Nacional de Neurociência Translacional, Governo do Estado de São Paulo, Embaixada da Alemanha no Brasil, Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e SIEEESP.

Também está prevista uma programação paralela de palestras e mesas redondas com renomados pesquisadores da Sociedade Max Planck e do Brasil para jovens pesquisadores e cientistas. Os interessados podem obter informações sobre a agenda no site ( www.dwih.com.br ) ou pelo e-mail info@dwih.com.br. Clique aqui para conhecer os detalhes da Programação Paralela.