Exposição global “Túnel da Ciência Max Planck” conduz o público pela interatividade virtual

Com um Ipod em mãos, o visitante entrará no universo surpreendente das grandes descobertas da pesquisa básica que transformarão a humanidade


A interatividade vai conduzir o visitante pela mostra global Túnel da Ciência Max Planck, que estará aberta ao público entre 30 de janeiro e 21 de fevereiro de 2014, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. Inédita no Brasil, a exposição, realizada pela Sociedade Max Planck, abordará os grandes temas da pesquisa básica desde o seu ponto de partida, mostrando as possibilidades e oportunidades científicas e tecnológicas para as inovações mais transformadoras do futuro.

Com entrada gratuita e direcionada ao público acima de 12 anos, trata-se da única exposição mundial com foco nas grandes descobertas da ciência fundamental de ponta (chamada Ciência Livre - termo em inglês Blue Sky Science - guiada pela curiosidade científica e sem compromisso imediato com a sua aplicação). Em formato multimídia, o Túnel da Ciência Max Planck vai oferecer ao público uma experiência de interatividade sem igual. Antes de acessar a exposição, cada visitante receberá um aparelho Ipod com o aplicativo QR Code instalado para ajudá-lo a interagir com todo o conteúdo em exposição.

Parte fundamental da mostra, o aparelho ajudará na complementação de seus oito módulos: Universo – dos quarks ao cosmo; Matéria – design do mundo microscópico; Vida – dos elementos aos sistemas; Complexidade – dos dados à compreensão; Cérebro – fábrica de maravilhas na cabeça; Saúde – pesquisa para a medicina do futuro; Energia – vida no Antropoceno; e Sociedade – o mundo em mobilidade.

São imagens, gráficos, exposições, fotografias, vídeos de entrevistas e animações. Um guia digital da mostra conduz o visitante ao mundo das pesquisas da Sociedade Max Planck – uma das mais importantes sociedades de pesquisa do mundo, com mais de 5.300 cientistas, 17 prêmios Nobel e orçamento de 1,5 bilhão de euros em 2012. Em cada módulo, além da apresentação do conteúdo por meio de painéis e vídeos, serão apresentados objetos que compõem partes importantes de equipamentos científicos utilizados em pesquisas diversas e aplicações avançadas.

Entre os destaques, a Poeira Supercondutora; que conduz eletricidade sem resistência, Reconstrução de um osso de Neandertal, Pequenos Transmissores de Rádio para Borboletas; com o objetivo de entender comportamentos migratórios de insetos, Esqueleto das Esponjas de Vidro; animais marinhos que vivem 11 mil anos e revelam em seus esqueletos as variações da temperatura da água durante sua vida, Jogo da Internet para evitar Pandemias; internautas seguem a circulação mundial de notas bancárias e isso ajuda os cientistas a detectarem possíveis rotas de expansão das pandemias globais, Análise de Biochip muda a Medicina, Sensor de 100 milhões de graus Celsius, entre outros.

Uma réplica do veículo de exploração espacial rover Curiosity, enviado pela Nasa ao Planeta Vermelho em 2012, estará em exposição no Túnel da Ciência. Há mais de um ano no planeta, este é o maior e mais complexo robô já enviado a Marte para coletar evidências de condições de presença de vida. Foi desenvolvido com tecnologia da Siemens PLM, em parceria com engenheiros e cientistas da Nasa, que permitiu projetá-lo digitalmente e simular as atividades do rover. Durante o período de exploração, o Curiosity identificou a presença de um antigo leito de curso de água e amostras de solo que demonstram aos pesquisadores a possível existência de vida em Marte no passado. Esta é a primeira vez que uma réplica do robô chega ao Brasil.

Outro destaque da empresa para a exposição é o Magic Mirror (Espelho Mágico). Por meio da tecnologia conhecida como augmented reality, ou realidade aumentada, o efeito do espelho mágico é semelhante ao de um raio-x e cria a ilusão de que é possível visualizar o próprio corpo internamente, aliando imagens reais e virtuais. Criado em parceria com a Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha, o Magic Mirror estará à disposição dos visitantes na área destinada às inovações voltadas à Saúde.

Criado em 2000, o Túnel da Ciência já visitou 20 países nos cinco continentes e recebeu mais de nove milhões de pessoas em suas três versões. A versão 3.0, que será apresentada no Brasil, é a mais recente – lançada na Rússia em 2013. Ao final da visita, os visitantes terão a oportunidade de propor suas próprias perguntas ao futuro e enviá-las por meio do Túnel da Ciência em uma viagem pelo mundo, interagindo, posteriormente, com todas as outras sedes do evento.